+

Vírus Epstein-Barr (EBV)

O QUE É O VÍRUS EPSTEIN-BARR (EBV)?

É um herpesvírus, infectante de células da nasofaringe e linfócitos B (célula de defesa) que espalham o vírus pelo organismo.  Quando a infecção com EBV ocorre durante a adolescência ou na idade adulta jovem, provoca a mononucleose infecciosa em metade dos casos.

QUAIS OS EXAMES SOLICITADOS?

Os testes sorológicos são úteis para a detecção de anticorpos formados contra o vírus (IgM e IgG). Com isto é possível avaliar se o indivíduo foi ou está infectado

pelo EBV. Já as técnicas de biologia molecular são vantajosas para confirmar a replicação viral, assim, inferir a ocorrência de reativação (a capacidade de permanecer em estado latente no hospedeiro após solucionar a infecção e a reativação posterior). Porém a identificação nas amostras clínicas do DNA, pode ser insuficiente para estabelecer a causa.  

O EBV pode ser detectado de diferentes amostras clínicas, sangue, fluídos corporais e amostras de tecido.

As modernas técnicas de PCR em tempo real, possibilitam a quantificação do material genético presente na amostra clínica. Desse modo, permite avaliar o aumento da viremia e detectar com facilidade o vírus por sua alta sensibilidade, aumentando a chance de diagnóstico.

 

REFERÊNCIAS

Disponível em: http://www.hermespardini.com.br/pardini/imagens/dep_155.pdf

Disponível em: http://www.fleury.com.br/medicos/educacao-medica/artigos/Pages/contribuicao-da-pcr-em-tempo-real-para-diagnosticar-a-reativacao-dos-herpes-virus-em-imunossuprimidos.aspx