+

Dengue

O QUE É DENGUE?

A dengue é uma doença transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti que está infectado com o vírus causador da doença. Existem quatro subtipos de vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que possuem algumas diferenças genéticas, mas fazem parte da mesma família. O paciente se torna imune a um subtipo quando se infecta com ele, mas pode ainda ser infectado pelos outros.

 

QUAIS EXAMES SÃO SOLICITADOS?

Os exames bioquímicos incluem os testes sorológicos que são úteis para a detecção de anticorpos formados contra o vírus (IgM e IgG). Com isto é possível avaliar se o indivíduo foi ou está infectado.

Já a tipagem do vírus é importante para avaliar a severidade da doença, pois cada vírus possui um nível de agressividade. Quando o paciente se infecta pela segunda vez com um segundo sorotipo, a doença pode evoluir para formas mais graves, como é o caso da dengue hemorrágica.

 

COMO IDENTIFICAR O VÍRUS PELA PCR? 

Para esta identificação do vírus, a técnica utilizada é a PCR e suas variações (RT-PCR e qRT-PCR). Nesse exame, o material biológico do paciente deve ser colhido na fase aguda da doença, ou seja, em até 7 dias do início dos sintomas. Como este exame detecta a multiplicação do vírus no organismo, e essa detecção ocorre pelo material genético do mesmo, é importante coletar o material nos dias indicados.

Dependendo da técnica, o resultado do exame pode ser qualitativo, mostra se há ou não presença do material genético pesquisado ou quantitativo que mostra a presença e quantifica a multiplicação do vírus.

 

REFERÊNCIAS

WHO. Comprehensive Guidelines for Prevention and Control of Dengue and Dengue Hemorrhagic Fever. 2011. Disponível em: http://apps.searo.who.int/pds_docs/B4751.pdf

Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/julho/29/Dengue-at---2014.pdf