+

HPV

O QUE É O VÍRUS DO PAPILOMA HUMANO (HPV)? 

Está envolvido em uma variedade de câncer, principalmente o câncer do colo do útero. Os tipos de HPV são diferentes e divididos em:

    

TIPOS
SUBTIPOS
Alto risco
16, 18, 45 e 48
Risco intermediário
31, 33, 35, 39, 51 e 52
Baixo risco
6, 11, 41, 42, 43 e 44

 

QUAL O MATERIAL BIOLÓGICO COLETADO?

O material vem do raspado/secreções da região suspeita (colo uterino, vagina, vulva, região perineal, perianal, anal, pênis, glande, prepúcio, bolsa escrotal, cavidade oral).

 

QUAIS OS EXAMES REALIZADOS?

Os exames para detecção do HPV nos homens são peniscopia, anucopia e pela observação, e nas mulheres pode ser feito exame clínico, Papanicolau, colposcopia e a captura hibrída.

Nas técnicas moleculares é necessária a extração do DNA da amostra de interesse, que podem ser fragmentos de tecidos ou esfregaços de células coletadas por swabs e escovas. Métodos de biologia molecular (captura híbrida, hibridização molecular) pesquisam o material genético do HPV dentro das células do organismo e se mostrar um resultado positivo indica que ocorreu o contato com o vírus  do HPV, mas não prevê se o indivíduo apresentará sintomas. A captura híbrida é bem utilizada na prática, por identificar se é um grupo de baixo ou alto risco.

 

REFERÊNCIAS

Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2012/v40n5/a3416.pdf

Disponível em: http://www.hpvonline.com.br/sobre-hpv/hpv-e-diagnostico/hpv-genotipagem-e-biologia-molecular/

Disponível em: https://pharma.bayer.com.br/pt/areas-terapeuticas/saude-de-a-a-z/hpv/diagnostico-do-hpv/index.php