+

Dados Biográficos

Jussara Farias de Mattos Salazar nasceu no estado de Pernambuco, mas considera-se Paranaense. Tem formação em Designer Gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco. Cursou o mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso de doutorado, com bolsa da FAPESP, iniciado em 2012, na Escola de Comunicação e Semiótica da PUC/São Paulo, que lhe dá a oportunidade de aprofundar suas pesquisas no imaginário popular. Desenvolve seus trabalhos em designer gráfico, destaque para seu trabalho de editora com o fotógrafo João Urban, da revista eletrônica www.lagioconda.art.br. É tradutora, artista plástica, além, é claro, de escrever seus livros de poesia. Publicou poemas e textos em várias revistas, como também criou e editou o projeto editorial e gráfico de revista Et Cetera (2002-2005).

Em entrevistas, fala sobre seu trabalho de poesia. Segundo ela, sua poesia dá voltas em torno de um eixo determinante com pesquisa e muito trabalho, onde o que menos importa é publicar como um fim em si. Ela diz ainda que sente prazer no contato com a forma da poesia, seu modo de existência, a expectativa que sua narratividade provoca em meus sentidos e em seu espírito.

A poetisa paranaense escreve seus poemas a partir de matrizes pesquisadas (cantorias, incelenças, rezas), buscando restaurar o sagrado na vida (ou na morte) e na arte.