+

Dados biográficos

Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de 34 obras entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e mídias, que venderam aproximadamente 347 mil exemplares. Elas fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o da Feira do Livro Infantil de Bolonha – Itália. Em 2005, Pedro e o Cruzeiro do Sul foi finalista do Prêmio Barco a Vapor. Em 2016, A fofa do terceiro andar foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria juvenil e selecionado ao PNLD 2020 Literatura. Histórias que eu gosto de contar foi escolhido para o PNLD Literário 2018 e para o Projeto Minha Biblioteca da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – 2019.

Contou histórias para mais de 150 mil pessoas em 263 municípios do Brasil e exterior. Produziu e narrou histórias no meio digital, resultado de uma pesquisa que originou 5 mídias e 3 livros e foi o tema da sua dissertação de mestrado na UFSC.

Formou cerca de 80 mil pessoas em oficinas e palestras com os temas: narração oral, leitura e literatura. Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Pesquisadora transdisciplinar formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS | SP.

Em 2021 recebeu o Prêmio Baobá conferido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em 2020, Prêmio Jornada em Reconhecimento à Trajetória concedido pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. Em 2017, título Grau de Comendador da Ordem Estadual do Pinheiro conferido pelo Governo do Estado do Paraná. Neste mesmo ano recebeu o Prêmio Joia da Matriz da Prefeitura Municipal de Curitiba. Em 2012 recebeu a Distinção Honorífica Literária, Medalha do Mérito Fernando Amaro, conferido pela Câmara Municipal de Curitiba.