Cléo Busatto por ela mesma

Eu gosto de gatos, de viajar e brincar com as palavras. Minha história de leitora começou aos três anos e meio. Ao acompanhar minha mãe à escola multisseriada onde ela lecionava, eu aprendi a ler, animada pela educadora que transcendia as disciplinas, ao misturar língua portuguesa com teatro, literatura com coroação de Nossa Senhora, crochê com geometria e matemática. Ela foi um ser transdisciplinar, muito antes de Piaget cunhar o termo, em 1970.

Um ano depois, eu li publicamente e fluentemente diante da madre superiora e das professoras do colégio Mater Dolorum, onde minha irmã estudava. Naquele instante, ainda que eu não tivesse consciência nascia a Cléo, contadora de histórias. Como o personagem do conto que  lia, eu acabava de conquistar um tesouro, o poder de ler e significar o mundo à minha volta.

Minha história de escritora se iniciou por volta dos oito anos. Uma redação sobre o dia da ave ganhou o primeiro prêmio e me animei. Dali para frente comecei a escrever minha própria história. Ainda criança,  apresentei catecismo em rádio.  Atuei como atriz em radionovela, teatro, publicidade e TV, pelo Brasil afora.. Escrevi e dirigi peças de teatro para crianças.

Ao seguir os passos da mãe-educadora, me tornei uma delas. Tenho prazer em compartilhar saberes e afetos. Sou Mestre em Teoria Literária pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, onde pesquisei as poéticas da narração oral no meio digital e pesquisadora transdisciplinar, com formação pelo CETRANS - Centro de Educação Transdisciplinar.  Realizei inúmeras palestras e oficinas pelo Brasil e exterior. Como mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura, capacitei mais de 50 mil pessoas e contei histórias para mais de 140 mil.

Em 2001 publiquei meu primeiro livro, Dorminhoco e não parei mais. Sou autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças, teóricos sobre oralidade e multimídias, que  venderam em torno de 190 mil exemplares. Minhas obras fazem parte de programas de leitura do governo federal, estadual e municipal, e catálogos internacionais, como o da Feira Infantil de Bolonha, Itália.