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Auto-Avaliação

PONTOS FORTES

O PCS considera favoráveis os seguintes pontos:

- A composição multiprofissional do corpo docente permanente e do corpo discente, que contribui na riqueza de conhecimentos e das disciplinas ofertadas.
- Dos 20 docentes permanentes, 19 são são vinculados à UEM, 18 trabalham em Regime de Dedicação Exclusiva e uma é aposentada ( Maria Dalva de Barros Carvalho - professora voluntária na UEM e docente de uma Instituição privada) e o professor João Vissoci que tem contrato com a Universidade de Duke.
- A UEM, de acordo com as normas vigentes, a cada dois anos avalia seus docentes quanto às atividades de ensino, pesquisa e extensão, para ascensão de nível dentro da carreira docente. A avaliação segue obrigatoriamente os critérios aprovados pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da instituição.
- A UEM tem expressiva atuação no desenvolvimento da região noroeste do Paraná, com forte vocação para atividades de pesquisa, ensino e extensão. No campo da pós-graduação, apesar de ser uma universidade jovem, possui elevada verticalização do ensino, com dezenas de cursos de pós-graduação. Isto
faz com que este Programa tenha sólido apoio desta instituição tanto nas questões administrativas quanto científicas do Programa.
- Os docentes do PCS são interessados e têm sido receptivos às decisões tomadas pelo Conselho Acadêmico e às orientações da Capes.
- O PCS desenvolve atividades de integração e inserção social nas diversas e distintas comunidades da região de abrangência no Paraná. Já é uma
tradição em nossa região a participação da UEM em projetos envolvendo desde comunidades de excluídos até projetos tecnológicos, portanto, o
PCS também tem demonstrado expressiva vocação para responder a inúmeras questões existentes no cotidiano de nossas comunidades,
conforme pode ser observado em nossos projetos e produção intelectual.
- Os docentes do PCS têm captado recursos em instituições de
fomento do Paraná (Fundo Paraná e Fundação Araucária), do Brasil (CNPq) e do exterior (NIH). Neste relatório foram listados 51 projetos, sendo 23 (45,1%)
com recursos externos.
- Os laboratórios ligados ao Programa são bem estruturados para realização de pesquisas.
- As dissertações e teses são apresentadas em forma de artigo científico. Para o mestrado o aluno deve submeter o artigo até 60 dias após a defesa à revistas especializadas após a defesa, o que agiliza a publicação do artigo.
- Para os alunos que ingressaram no Mestrado a partir de 2008, a emissão do certificado de conclusão da pós-graduação pela Instituição ocorre somente após comprovação do aceite do(s) artigo(s) por parte da(s) revista(s), ou ainda, no mínimo, duas submissões com rejeição em pelo menos um ano após a defesa pública. A ata de defesa tem validade por doze meses o que estimula o aluno a agilizar o envio dos artigos.

- Para a emissão do certificado de Doutorado há a exigência da publicação dos dois artigos componentes da tese. O primeiro para a defesa deve estar publicado ou aceito em periódico de quali B1 e o segundo deve estar aceito em periódico de qualis B1 para solicitar o diploma.

-Em 2018, 4 (20%) professores permanentes do Programa tinham bolsa produtividade do CNPq. São eles: Terezinha I. E. Svidzinski, Maria D. B. Carvalho, Márcia E. L. Consolaro e Sandra M. Pelloso tem bolsa do CNPq . Os professores Márcia E. L. Consolaro, Sandra M. Pelloso e Terezinha I. E. Svidzinski são bolsistas 1 D.

-Em 2018, todos os 20 docentes permanentes do PCS publicaram em periódicos qualis > ou = B1 . Destes, 18 (94,7%) publicaram artigos completos em revistas > ou = B1; 17 (85,0%) publicaram artigos completos em revistas > ou = A2; 7 (35,0%) publicaram artigos completos em revistas = A1.

-Foram publicados, em 2018, 115 artigos, o que representa uma média 5,75 artigos/docente. Consideramos essa m…
[10:03, 03/03/2020] Olímpio: [2018]EM QUAIS PONTOS PODE MELHORAR

O PCS tem se empenhado, a cada ano, em melhorar alguns pontos considerados importantes para a qualidade do programa. Para isto precisamos:
- Aumentar o número de publicações resultantes das orientações (orientando/orientador) em revistas com maiores fatores de impacto.
- Melhorar a qualidade das publicações, pois embora tenhamos aumentado consideravelmente as publicações em A1, A2, B1 ainda continuamos com publicações (percentual pequeno) de artigos em B2, B3 e B4.
- Aumentar a agilidade do encaminhamento dos artigos científicos dos alunos para as revistas, de modo que, quando as publicações acontecerem, ainda possam ser consideradas como publicações de egressos do PCS.
- Continuar o ajuste dos projetos de pesquisa desenvolvidos e das linhas de pesquisa, pois ainda temos algumas linhas bastante abrangentes.
- Aumentar o interfaceamento entre as diversas pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores de uma mesma linha bem como com os pesquisadores de outras linhas de pesquisa do Programa.
- Credenciar, em tempo oportuno, novos docentes com qualificação pertinente, que contribuam com as perspectivas das linhas de pesquisa existentes no PCS e propiciem a implantação de novas linhas de pesquisa, principalmente tendo o vista o grande número de professores estão se aposentando.
- Melhorar internacionalização do programa.
- Convidar jovens doutores docentes da UEM para participarem do Programa como professor colaborador participando de grupos de pesquisa, ministrando
disciplina contribuindo desta forma, para alavancar sua publicação e propiciar seu ingresso como docente permanente.
-Melhorar a internacionalização estimulando os aluno para o estágio sanduíche, participação em eventos internacionais.
- Estimular a capacitação dos docentes em programas de pós-doutoramento.
- Melhorar a estrutura física com mais salas de aula, sala de reunião, anfiteatro
e de atendimento de alunos, pois a demanda já superou a capacidade do local.