+

Dados biográficos

 

Elciana Goedert (Ciça) nasceu em Ivaiporã, interior do Paraná em 15/05/1971. É filha de Rogério e Laura Will Goedert (in memorian), e tem mais dois irmãos: Elsion e Enilson. Mudou-se para Curitiba em 1996, onde em 1998 casou-se e constituiu família. É mãe de Danilo e Daniel, que muitas vezes a acompanharam nos eventos literários. Escreve desde sua adolescência, mas somente em 2010, quando divorciou-se, retomou a escrita, como uma terapia. Em 2012 participou de um concurso para poetas iniciantes e seu poema Multicor foi selecionado para a publicação em uma antologia. A partir daí, não parou mais, e hoje tem 3 livros publicados e a participação em diversas antologias. Diz sempre ser uma bióloga por formação e poeta por inspiração.

Profissionalmente é professora da rede estadual do Paraná, e, atualmente, exerce função técnico-administrativa na equipe da Coordenação de Articulação Acadêmica da Diretoria de Educação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Paraná – CAA/DEDUC/Seed.

É acadêmica da AVIPAF – Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia, onde ocupa a cadeira 20, tendo como Patrona a escritora Florbela Espanca. Ocupa a Cadeira nº 01/Pr na Academia Internacional da União Cultural, e sua Patrona é Anais Nïn.

Começou a declamar seus poemas em saraus do Circuito Bardarte comandado pelo poeta Altair de Oliveira, e assim se aproximando de outros grupos literários. Foi um membro ativo no grupo Escritibas, que semanalmente tinham suas obras expostas num estande na feirinha do Largo da Ordem. Com os Escritibas conseguiu que a Feira do Poeta reabrisse suas portas. Participou de inúmeras edições do sarau CuTUCando a Inspiração, sob o comando do poeta Geraldo Magela. É membro efetivo da Confraria da Poesia Informal – CPI, com sede em Petrópolis/RJ, onde além de participar nos saraus virtuais aos domingos, pelo canal da Bem Cultural TV no YouTube, colabora com o projeto Segundas com Poesia criando os cards para a postagem nas páginas da CPI nas redes. Também é integrante ativa do Coletivo Marianas, colaborando com a organização de eventos literários e com a diagramação de livros impressos e ebooks, publicados com o selo do coletivo.

Como bem a definiu Marilda Confortin, Elciana é uma

“Mulher de muitas faces, muitas fases, igual à Cecilia. Sua temática mais frequente e quente é o amor. Vinícius de saia. Vai da ternura ao erotismo como quem sabe de cor e salteado o caminho. E sabe. Amante das rimas, usa-as para marcar o compasso da poesia. Ou seriam as batidas do seu coração que determinam o ritmo de seus versos? A poeta Ciça vai do terceto ao soneto. Das frases de humor aos poemas de dor.”

Elciana Goedert recebeu os seguintesPrêmios Literários:
1. Medalha Mérito Cultural outorgada pelo Projeto Poetizar o Mundo – 2016.
2. Menção Honrosa em Buenos Aires, Argentina com o poema “Ofício: Poeta” – 2017.

Participou de diversas exposições de Arte e Poesia:
1. “Artistas e Autores da Espanha” (curadoria Isabel Furini) – 09/11/2016 a 15/12/2016
Instituto Cervantes – Curitiba, PR
2. “Exposição de Arte e Poesia” (curadoria Carlos Zemek ) – maio de 2017
Galeria R Van R, em Buenos Aires
*premiação com o poema “Ofício Poeta”
3. “Caleidoscópio Poético” (curadoria Isabel Furini) – 21/07/2019 a 16/08/2019
Feira do Poeta – Curitiba, PR
4. Expo Arte 2020 (participação com o poema "Arte de la comunicación") - Necochea, Argentina.